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quarta-feira, 11 de abril de 2012

A EDUCAÇÃO CRISTÃ

Pb Lindevaldo
Nos primeiros dois séculos da era cristã, a Igreja obedeceu a ordem de ensinar. Porém, do terceiro século em diante, a Igreja cresceu muito e a obra de educação cristã não acompanhou este crescimento. Milhares de pessoas foram batizadas sem instruções. Daí muitas práticas erradas entraram no cristianismo. 
Isto perdurou até o século XVI, quando os reformadores Lutero e Calvino reintroduziram o ensino bíblico ao povo. Na Alemanha, Lutero enfatizou que cada cristão tivesse a Bíblia em sua própria língua para poder ler as Escrituras por si mesmo. Traduziu a Bíblia latina para o alemão. Depois, escreveu dois catecismos (livros de instrução cristã): um para adultos e outro para crianças. 
EDUCAÇÃO CRISTÃ NA IGREJA
A educação cristã na igreja não é só responsabilidade do pastor. Outros oficiais locais têm esta responsabilidade, como o Supervisor de Menores, Coordenador Educacional, etc.. Em quase todas as igrejas, há várias agências de ensino: Liga de Jovens, Liga do Lar (senhoras), Escola Bíblica Dominical ou Dinâmica (EBD), Classe de Novos Convertidos, Liga de Crianças, Classe de Casais, etc. O propósito de todos eles é prover a comunhão, ser agente de evangelização e proporcionar o ensino.
Paulo em sua segunda carta a Timóteo enfatiza. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”  ( II Tm 2.15). Não devemos nos afastar da sã doutrina, orando  e estudando a Palavra de Deus. Os obreiros do Senhor devem manejar bem a Palavra, correta e precisamente, entretanto muitas igrejas desprezam essa recomendação e criam doutrinas entranhas que contrariam as Escrituras, devido a falta de conhecimento.
Existem igrejas sem Escolas Bíblicas, e muitas que a possuem quando querem executar outras atividades, eliminam ou suspendem as atividades de ensino, demonstrando ser o estudo da Palavra algo sem muita importância. A exatidão bíblica é o único critério pelo qual devemos avaliar nossos métodos de ministério e não pelo conceito de verdade de um pragmatista que é moldado pelo que parece ser eficaz.

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